Como conservar o motor do carro?

Os cuidados preventivos do seu carro pesam na hora de conservá-lo e são fundamentais para prolongar a sua vida útil, e não é apenas a quilometragem que garante o bom estado do motor do carro.
Imagem de Como conservar o motor do carro?

 

Para você conseguir deixar o motor do seu seminovo saudável por muito mais tempo, separamos essas dicas:


1. Controle da Velocidade

O gerenciamento adequado da velocidade é um dos principais cuidados com o motor do carro. Para não causar danos ao equipamento, você não deve frear ou reduzir bruscamente a velocidade do veículo e também evitar fazer acelerações bruscas.
O uso da marcha adequada para cada velocidade é muito importante também, e demorar para trocá-la ou fazer isso antes da hora, força o motor e reduz sua vida útil.
Fique atento também se seu veículo tiver conta-giros, pois o ponteiro não pode atingir  a faixa vermelha, que indica que o motor está trabalhando no limite para que não haja danos nos seus componentes  e isso significa que a velocidade está muito alta para a marcha engatada.


.
2. Manutenção preventiva

A manutenção preventiva deve ser feita no momento certo. A dica é que o óleo seja trocado a cada cinco mil quilômetros rodados ou a cada seis meses para que não haja perda na qualidade de lubrificação, e para que também não comprometa o bom funcionamento do motor e dos seus componentes.
O nível de óleo e de água do veiculo também é outro item que você deve ter atenção, pois caso o óleo se esgote, o motor pode ficar totalmente danificado. Sempre analise se o recipiente não precisa ser completado ou se há vazamentos. Já o nível de água deve ser verificado semanalmente se está entre os marcadores mínimo e máximo no reservatório.
Outro item que deve ser trocado são os filtros de ar e de combustível, pois eles evitam que impurezas entrem no motor e o danifique, e se estiverem entupidos irão impedir a entrada de ar limpo no motor e resultar também no aumento do consumo de combustível.

 

3. Revisão anual

A última dica é muito importante, pois para garantir que todos os componentes estejam funcionando corretamente, você precisa fazer a revisão anual, pois apenas um especialista pode identificar problemas que não são tão perceptíveis ou até mesmo antecipar possíveis falhas.
A revisão anual é um investimento em segurança que ajuda você a economizar no futuro e faz com que o carro se mantenha valorizado por mais tempo. 

 

Compartilhe esse conteúdo: